A consulta do benefício INSS no passado só poderia ser feita de forma presencial em alguma agência da previdência social, o que acabava por demandar tempo e muita paciência do trabalhador. Porém, com o avanço da tecnologia, os serviços começaram a ser disponibilizados de forma online.
Hoje é possível que o contribuinte consulte seu benefício INSS de forma rápida e fácil. Bastando apenas de uma conexão com a internet de um tablet, celular ou computador para entrar no site oficial do INSS, o chamado portal INSS.
Através desse site é possível que o usuário consulte seu benefício e realize diversos outros serviços como agendamento, carta de concessão, extrato de pagamento do benefício, atualização de cadastro, simulação e etc.
Basta clicar no link ao lado https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/. Com base nisso, analisaremos a seguir as principais informações para que você possa realizar a consulta do seu benefício sem nenhuma dúvida e de maneira muito simples. Então, se você deseja saber como o processo de consulta funciona, fique conosco e acompanhe tudo sobre a consulta do benefício INSS.
Como consultar o Benefício INSS?
Para que você consiga visualizar se o seu benefício INSS 2021 foi concedido ou não, é necessário acessar o site da previdência social pelo link ao lado https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/. Esse mesmo link também serve para acompanhar resultado de perícia.
Pois bem, após entrar no site, clique em “acompanhar pedido” e informe em seguinte:
- O número do benefício (que deverá ser digitado sem pontos ou barras);
- A data de nascimento do beneficiário (com os 4 últimos números do ano. Exemplo: 13/08/1990);
- O nome completo do beneficiário;
- O número do cadastro de pessoa física – CPF;
- E o código de segurança.
- Preenchido todas essas informações clique em “visualizar”.
Em média, o resultado dos benefícios demora 15 dias. No caso de auxílio doença, o resultado sai após 10 dias da perícia feita.
INSS
Primeiro iremos saber um pouco mais sobre o INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão do Governo federal que pertence ao Ministério da Previdência social e tem por função cuidar dos benefícios disponíveis ao trabalhador brasileiro (aposentadoria, seguro desemprego, auxílio doença, pensão, 13º salário e etc.).
Criado desde 1988, o INSS é um seguro que recebe as contribuições dos trabalhadores durante o período que foi trabalhado, seja de forma autônoma ou celetista e repassa aqueles valores para uma futura aposentadoria do trabalhador ou para a concessão de algum benefício que ele precise mais na frente.
Esse valor destinado a concessão dos futuros benefícios é descontado na folha salarial de cada indivíduo que poderá ser de 8 a 11% esse desconto. Ou seja, o maior desconto é ligado ao maior salário.
No caso de contribuinte individual, o valor a ser pago para a previdência social será de acordo com o tipo de contribuição escolhido pelo trabalhador.
Welcome to our blog!